terça-feira, 13 de novembro de 2012

Produtores avícolas promovem festival de negócios


O 3º AVEFEST deve reunir mais de 20 mil pessoas no município de Santa Izabel do Pará



A avicultura paraense emprega, atualmente, em torno de 100 mil pessoas em todo o Estado, com uma produção de carne de frango que é a maior da Região Norte. Para divulgar as potencialidades desse Arranjo Produtivo Local (APL), os produtores rurais do Estado do Pará promovem de 22 a 25 de novembro, a Feira de Avicultura do Estado do Pará, que, pelo terceiro ano consecutivo, acontecerá na praça do Ginásio de Esportes “Manoel Silva”, no município de Santa Izabel do Pará. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem do evento, sobretudo dos setores industrial (postura e corte), agricultores familiar, vendedores de produtos agrícolas, agentes financeiros, produtores de insumos e matéria-prima voltada para avicultura, técnicos do setor agropecuário, estudantes de escolas técnicas e de universidades, investidores e público em geral.



O tema central do evento é "Avicultura impulsionando o agronegócio paraense, que irá nortear toda a programação. Haverão palestras técnicas com importantes nomes do setor do agronegócio e avícola nacional como, Senadora Kátia Abreu (presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), Flávio Carminati (Cerealista de Paragominas), Wagner Munin (Granja Alvorada - SP), Edmar Penalva (PoliNutri Alimentos S/A - SP) e Antônio Carlos (AVIFRAN – GO), além de, oficinas, exposições, shows, concurso da Rainha do Avefest e praça de alimentação com gastronomia diversificada. Conhecimento, negócios e muita diversão num só lugar.



Patrimônio culturalO AVEFEST foi declarado, pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, através da Lei 7.671 de 29 de outubro de 2012, assinada pelo governador Simão Jatene, nos termos do artigo 286 da Constituição do Estado do Pará, como parte integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.



Sala do Empreendedor - O município de Santa Izabel do Pará passará a contar com a Sala do Empreendedor do Sebrae, um espaço que auxiliará os empresários a aprimorarem o funcionamento de seus negócios por meio de capacitações, treinamentos, retirada de documentos e outros serviços. Com esse ambiente, previsto para os municípios que aprovam e implementam a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, todos os empreendedores sairão ganhando.



Mercado regional - O município de Santa Isabel não foi escolhido casualmente para sediar o evento: a maior empresa de produção de frangos está instalada na cidade, responsável por 56% da produção total do Estado. Entre os estados do Norte e Nordeste, o Pará tem a colocação na produção de carne de frango.



Atualmente o frango é um dos produtos que mais movimenta os números do agronegócio brasileiro e o Pará é o Estado da região Norte que mais produz a carne, tendo os municípios de Santa Izabel do Pará e Santarém como principais polos de produção.



Os produtores frisam que o frango é uma das proteínas do futuro ao lado, da carne suína e do peixe fruto da aquicultura. Devido ao rápido ciclo da ave e pelas características sustentáveis do sistema de produção se comparada a outros, a carne de frango é indicada como uma das proteínas que mais será consumida nos próximos anos com o aumento da população mundial. Além da quantidade, a preocupação com a sanidade, nutrição, manejo e bem-estar animal tem ficado cada vez mais forte.







Números em potencial - Para se ter uma ideia, o Pará foi responsável por 1,13% da produção nacional em 2011, ocupando o 13º lugar no ranking nacional, produzindo 1 milhão e 300 mil aves para frango de corte por semana, 700 mil aves de postura comercial, 120 mil aves (matriz pesada), além da significativa importância do plantel de aves caipiras conduzido pelos pequenos produtores. A cadeia produtiva da avicultura contribui para a segurança alimentar e geração de renda, assegurando cerca de 100 mil postos de trabalho.



A cadeia produtiva da avicultura possui papel relevante na segurança alimentar da população paraense, assim como na geração de empregos, envolvendo cerca de 100 mil postos de trabalho. A produção estadual compreende 84.000 toneladas de aves vivas vendidas e 84.500 toneladas de carne processadas, correspondendo a 67,6 milhões de aves. O processamento é efetuado através de quatro abatedouros (dois em Santa Isabel, um em Benevides e um em Santarém). Toda a produção é comercializada no mercado interno, atendendo somente 60% da demanda local.



Estão cadastradas na Associação Paraense de Avicultura: 10 empresas integradoras de frango de corte, com 278 granjas instaladas, 27 granjas de postura comercial e 01 granja de matriz pesada, com 79 mil aves alojadas e quatro abatedouros, sendo dois com Serviço de Inspeção Federal - SIF e dois com Serviço de Inspeção Estadual - SIE. Com relação ao plantel de postura, registra-se 779 mil aves de postura alojada, que produzem 20 milhões e 100 mil dúzias de ovos/ano. Destes, 70% concentram-se em Santa Isabel do Pará e Santo Antônio do Tauá-PA.



Realização - O evento é uma realização do Sindicato de Produtores Rurais de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá - SINPRIZ e da Associação Paraense de AviculturaAPAV, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de AgriculturaSAGRI e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do ParáEMATER, Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará, Federação da Agricultura e Pecuária do ParáFAEPA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará - SENAR, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas EmpresasSEBRAE-PA e Associação Comercial de Santa IzabelACIASI.





Serviço:

AVEFEST

Data: 22 a 25 de novembro

Local: município de Santa Izabel, na praça do Ginásio de EsportesManoel Silva

Acompanhe o blog do evento http://avefest2012.blogspot.com.br/ e a fan page do evento no Facebook e fique por dentro de todas as notícias https://www.facebook.com/AVEFEST



Mais informações:

Assessoria de Imprensa AVEFEST 2012

Lorena Daibes

Contatos: (91) 9912 9004/ 8119 7910 - lorenadaibes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário